Mon Caviste

Vinhos de pequenos produtores. Rótulos exclusivos, sem marca e sem atravessador, todos escolhidos a dedo para você.

A Mon Caviste - Vinhos Franceses Originais é uma importadora especializada em vinhos e espumantes franceses. São rótulos exclusivos e importados diretamente dos pequenos produtores.  O conceito da empresa se baseia no profissional "caviste". Historicamente, é o dono de uma pequena loja de vinhos, que entende bem sobre os tipos de uva, das técnicas de vinificação, vinhedos e apelações, ou seja, entende de todo o processo produtivo e, por isso, permite saber que tipos de vinho contêm as características mais apreciadas pelo seu cliente. Nas lojas, cabe ao caviste aconselhar os seus clientes. Para isso, antes de sugerir, é preciso entender quais são as preferências gastronômicas e qual é a finalidade do vinho que o cliente procura.

A ideia da Mon Caviste no Brasil está toda dedicada em mostrar a cultura francesa como ela é realmente, sem frescuras. É conseguir popularizar o vinho, trazer mais próximo das pessoas, abrir os horizontes para um mundo de sabores, texturas e aromas mais complexos. É conseguir trazer uma experiência completa para os clientes, por meio de muita conversa e paixão pelo que fazemos.

Como todos nós, o Caviste é um apaixonado por vinhos. Ele é a figura do profissional que tem uma pequena loja de bairro e atende, preferencialmente, aquele mercado local. O que difere o caviste de um simples vendedor se resume em uma palavra: confiança. É o vínculo criado entre ele o seu cliente. Garimpeiro por excelência, ele busca os produtos que são almejados por seus clientes, diretamente dos pequenos produtores. Ele conhece os terroirs, suas cepas, as técnicas de trabalho das uvas e de vinificação. Além disso, ao degustar o vinho na própria vinícola do produtor, ele compreende como é o tipo daquele solo, as uvas trabalhadas pelos produtores juntamente com os enólogos e o vinho final entregue na garrafa. Assim, com base nas informações apuradas junto ao cliente, o caviste interpreta seus gostos e seu estado de espírito e, então, recorre ao seu acervo mental para selecionar os rótulos que reúnem as propriedades que melhor correspondem às expectativas do cliente naquele momento e aconselha o vinho mais adaptado. Exatamente o que a Mon Caviste faz!

Uma alternativa ao supermercado, o trabalho do caviste tem um valor simbólico: procura somente os produtores locais, respeita a tradição e não se deixa levar por produtos de marca, vai direto no essencial. Oferece produtos com identidade, produtos carregados de coração das pequenas produções familiares e dos lugares mais afastados da França. É a verdadeira ponte entre o produtor rural e o consumidor urbano.

Além disso, ser um caviste é uma história de vida. Muitas vezes, aquela pessoa, herdeira de uma cultura da roça e trabalhador de uma grande empresa, insatisfeita como hoje estão sendo tratadas as relações interpessoais, busca voltar à autenticidade da vida. Então, decide montar um pequeno negócio para compartilhar sua paixão e experiência com os seus clientes.

Um bom caviste renova o seu estoque regularmente para satisfazer os impulsos aventureiros dos clientes. Dedica uma parte significativa do seu tempo ao campo: semanalmente ele visita os produtores em suas vinícolas, procura saber das novidades, conversa sobre o retorno que teve dos clientes, pesquisa e seleciona novos vinhos. Está sempre pensando naquele cliente que pediu um conselho para seu jantar ou mesmo aquele outro que deseja vinhos especiais para seu casamento. Volta para sua loja cheio de ideias, novos rótulos, ansioso para compartilhar suas experiências com os clientes.

Isto é o caviste, um grande amante dos vinhos, dedicado inteiramente ao que faz, com grande coração e enorme respeito não só pelos clientes como pelos produtos artesanais e pequenos produtores locais.

Os Cavistes

Mon Caviste é a resposta para uma antiga questão: Como é possível beber, no Brasil, vinhos franceses baratos e de qualidade assim como se bebe na França?

Dois franceses e um brasileiro, compartilhando o mesmo objetivo: por meio da importação, trazer ao Brasil toda a experiência francesa, permitindo popularizar o modo como se bebe o vinho. O francês, Patrick Bonnefond, com todo o seu conhecimento em terroirs, sabores e cheiros dos vinhos, deseja compartilhar suas descobertas dos cruzamentos dos aromas do Brasil com suas memórias dos terroirs vivenciado nas vinícolas e em todo modo de vida francês. O brasileiro, Felipe Lins, com a sua bagagem vivenciada na França e permite uma experiência mais adaptada ao paladar aos brasileiros, aos seus hábitos, expectativas e desejos. Já o trabalho das belas descobertas do vinho fica a cargo da francesa Marie Bonnefond, nossa "verdadeira caviste". Ela percorre todo o país, salões do vinho, identifica as "pepitas" entre centenas de vinhos, visita os produtores de vinho e traz o melhor da seleção. Procura não só pelos grandes clássicos de cada apelação, mas também aqueles surpreendentes, de novas assemblagens e tipos de uvas antes nunca provadas.

Os proprietários da Mon Caviste oferecem a cultura francesa original, como ela realmente é, sem frescuras. Permitem trazer a arte de viver da França por meio dos vinhos que selecionam, dos produtos produzidos para o pequeno empório nas lojas, além do charmoso restaurante que permite a completa experiência francesa.

Felipe Lins

Felipe Lins

Marie Bonnefond

Marie Bonnefond

Patrick Bonnefond

Patrick Bonnefond

Nossas Lojas

Nossa Loja

O coração do caviste é a loja. É exatamente ali que ele consegue entregar aos clientes toda a sua paixão e experiências acumuladas junto aos produtores. Nossa loja é os cenário onde acontece toda a troca de sentimentos para os clientes, em que o único objetivo é passar a filosofia de cada vinho, ultrapassando o simples produto, a simples matéria, resgatando aquela primeira emoção que um bom vinho traz. É tentar fazer com que cada cliente consiga viver integralmente a experiência daquele vinho.

Está localizada no coração de BH, numa simpática casa no bairro de Lourdes, com todo o conforto e comodidade para os também apaixonados por vinho. Além de conforto, os clientes também têm a garantia de que praticamos o preço justo, negociado diretamente com os pequenos produtores da França.

Passe em nossa loja, sempre tem um caviste ansioso em compartilhar as suas experiências, render um bom papo e degustar vinhos excelentes.

Loja Lourdes
telefone: +55 [31] 3291-1447
end: Rua Curitiba, nº 2244 - Lourdes

Bar à Vin

O Bar à Vin é tão recheado de conceitos que não se pode ser chamado de restaurante, e sim de experiência. Uma intensa experiência de sabores, cheiros, texturas, música ambiente, ambientação agradável, um verdadeiro refúgio para a França. Cada ambiente te leva viajar para uma parte do país, desde a natureza Provençal, passando pelos paladares de Bordeaux, podendo chegar até sentir o cheiro do Sudoeste.

Mais do que uma gastronomia francesa, é cozinha rústica tradicional de família, o aconchego da casa da avó em um almoço de domingo. São pratos fartos, cheios de sabores e história que combinam maravilhosamente com um vinho. Aqui é para se sentir em casa, aproveitar o momento e viajar pelas regiões da França. Pode deixar com o caviste, ele vai te recomendar um prato ou petisco que você goste e uma harmonização perfeita. Aqui praticamos a mais pura tradição dos cavistes e dos bares de vinho franceses: oferecemos os vinhos em sua mesa com os mesmos preços das lojas.

Localizado em um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte - o Lourdes, nosso restaurante conta com ambientes e decorações típicas e variadas, para satisfazer qualquer tipo de gosto. Desde a varanda na entrada, passando pelo salão climatizado até o refúgio do jardim, um ambiente exclusivo na cidade.

DESCUBRA MAIS SOBRE O BAR À VIN